top of page
Foto do escritorColiseu Restautante

A feijoada! Famosa, tradicional e uma delícia! Às quartas e sábados no Coliseu!

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Quando você pensa em uma comida típica brasileira, vem logo na cabeça uma bela feijoada, né?! Com um arroz fresquinho, uma couve bem fininha, aquela farofa carregada no bacon e uma laranjinha para acompanhar… Não tem quem resista!

Mas quem teve a ideia de juntar vários cortes de carne no feijão e criou essa iguaria nacional?



A Origem


No mundo da gastronomia existem várias hipóteses sobre o surgimento da feijoada. Uma das mais famosas diz que a feijoada que conhecemos teve sua origem no século XIX e já se tornou símbolo nacional na mesma época. Uma outra hipótese diz que o prato foi criado nas senzalas, pelos escravos, usando restos de comida dos nobres portugueses.

O que podemos dizer com certeza é que a feijoada é uma variação de um prato bem antigo típico europeu, que tem como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, e varia de região em região. O “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália e o “Puchero” na Espanha são alguns exemplos dessa mistura.

Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo e evolução dos costumes, teve o nosso feijão acrescentado.

Falando especificamente desse último ingrediente, o feijão preto é de origem sul-americana e era parte da dieta dos índios nativos. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usá-lo no preparo de alguns pratos, como “Cassoulet” com o feijão branco.

Resumindo: a feijoada não é essencialmente brasileira, e sim uma adaptação e “tupiniquinzação” da gastronomia européia.

Os acompanhamentos como arroz, farofa, couve, laranja e torresmo foram sendo acrescentados ao prato com o passar do tempo.


Curiosidades


Por possuirmos uma culinária bastante regionalizada, existem algumas variações de feijoada dentro do próprio Brasil.

Alguns estados usam o feijão mulatinho em vez do feijão preto, já outros preferem o uso da carne fresca ao invés das carnes maturadas (como a carne seca e carne de sol).

Partes do porco, como o rabo, a orelha, a língua e o pé, também são comuns no preparo desse prato. Uma curiosidade é que essas partes, consideradas menos nobres por nós, na verdade eram bastante apreciadas pelos europeus.

E você pensa que acabou por aí? Já existem diversas receitas de feijoada vegana, com linguiças vegetais, tofu defumado e legumes diversos. Existem pessoas que escolhem fazer a feijoada vegetariana por ser uma opção menos calórica também. Ao comer a feijoada vegetariana, o risco de ganhar barriga é menor e você fica sem aquele peso na consciência de ter comido além da conta, colocando em cheque sua dieta.


Fonte: http://blog.chefsclub.com.br/origem-da-feijoada/

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page